Estudantes de Araucária agora tem passe livre.

Contato: (41)3901-5300
Ir para o conteúdo

Estudantes de Araucária agora tem passe livre.

TRIAR Araucária
Publicado por TRIAR Araucária em Cartão Vale Transporte · 11 Julho 2017

Com a implantação do Programa Passe Livre Estudantil nas linhas do Triar, a CMTC/Araucária iniciou no dia 05 de julho a confecção dos novos cartões escolares para todos os estudantes da rede pública (municipal e estadual) de ensino da cidade.

A população poderá contar com um posto de atendimento integrado do Departamento de Transporte Escolar (da Secretaria de Educação) e outro da CMTC, que estarão atendendo até dia 28 de julho, na Escola de Gestão Pública da Prefeitura, situada ao lado do CSU.

De acordo com a Lei Nº. 3.110/2017 e o Decreto Nº. 31.109/2017, sancionados pelo Prefeito Hissam Hussein Dehaini, tem direito à isenção tarifária integral, de qualquer linha de ônibus do Sistema Triar (os quais circulam somente dentro do município e são operados pela CMTC), os alunos de educação infantil, ensino fundamental e médio, regularmente matriculados nas Instituições de Ensino Públicas de Araucária e que, comprovadamente, não obtiveram vaga nas escolas mais próximas de sua residência, bem como às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, participantes dos programas assistenciais executados e reconhecidos pela Secretaria de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes de Araucária (CMDCA).

Cumpre ressaltar que o estudante ou acompanhante/responsável por criança matriculada nos Cmeis, tem direito limitado de passagens diárias, e que durante o período de férias escolares o cartão será bloqueado até que se reinicie o período letivo.

O cartão também pode ser suspenso ou bloqueado se o estudante tiver freqüência inferior a 75% das aulas (computada a cada trimestre), por atos de vandalismo ou mau comportamento do aluno dentro dos coletivos ou da própria escola, falta de atualização cadastral ou casos de utilização indevida do cartão estudantil por terceiros (fraude).

O cartão eletrônico será fornecido pela CMTC/Araucária em regime de comodato, cabendo ao beneficiário a exclusiva responsabilidade pela sua guarda, utilização e conservação. No caso de extravio, roubo ou inutilização do cartão por má conservação, o titular ou seu responsável, deve comunicar à CMTC. Vale lembrar que a segunda via do cartão tem o custo de cinco tarifas vigentes, que só não será cobrado se comprovado defeito no cartão, nos primeiros 30 dias após a confecção do mesmo.

Como fazer o Cartão Escolar?

Antes de participar do Programa Passe Livre, é fundamental que o aluno utilize todo o crédito do seu antigo cartão escolar (com 50% de desconto). Então requerer uma Guia de Encaminhamento na sua escola e ir até o Deptº de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SMED), munido dessa guia, cópias e originais de seus documentos pessoais (RG, CERTIDÃO DE NASCIMENTO E CPF), além de comprovante de endereço, que ateste moradia na cidade de Araucária. Se o aluno for menor de 18 anos, deverá apresentar também cópia e originais do RG e CPF do pai ou responsável legal para realizar seu requerimento.

A SMED irá expedir um termo de autorização, e o aluno já poderá comparecer no atendimento da CMTC para a emissão ou renovação do seu cartão eletrônico.

Serviços de atendimento nos seguintes locais:
  • Posto de Atendimento - Escola de Gestão Pública.
    • Endereço: Rua Dionísio Grabowski, 65 (ao lado do CSU).
    • Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.
    • Telefone: 3905-6229.
  • CMTC: Terminal Central -Piso Superior.
    • Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h30.
    • Telefone: 3074-2929.




Não há comentário ainda.
0
0
0
0
0
Voltar para o conteúdo